Conecte-se conosco

Culinária

Como fazer uma Paella Espanhola passo a passo


Os pratos de arroz são os mais típicos da gastronomia da Espanha, especialmente da zona do Levante, embora possa encontrá-los em qualquer região e preparados de mil e uma maneiras diferentes


Publicado

em


Como fazer uma Paella Espanhola passo a passo

 

Os pratos de arroz são os mais típicos da gastronomia da Espanha, especialmente da zona do Levante, embora possa encontrá-los em qualquer região e preparados de mil e uma maneiras diferentes. Para todos os gostos, desde pratos de arroz com carne, legumes ou peixe e marisco, passando pelo caldo, textura melada ou seca, e se se destaca pela tradição, é a famosa paella de marisco.

A paella de marisco é um dos pratos de arroz mais arraigados que se costuma preparar, é uma refeição que se presta a partilhar a mesa com a família ou amigos e, se houver muitos, melhor que melhor. Para que seja uma boa paella é preciso fundamentalmente um bom refogado, um caldo caseiro (no caso um caldo de peixe ou marisco) e produtos de qualidade, bons frutos do mar que lhe dão todo o sabor.

 

Preparamos um bom arroz em casa quase todo fim de semana, e com nossa panela de paella de ferro que nunca nos decepciona. É muito grosso (e pesado!) E distribui um calor fenomenal, algo fundamental principalmente quando se trata de fazer arroz em vitrocerâmica ou de indução, já que com o fogo (seja a gás ou a lenha) não existe esse problema, mas nas cozinhas que a gente tem hoje, comer uma boa paella pan é importante para que o resultado fique sempre bom. Também sem teflon nem nada nocivo, também pode ser usado para preparar outras preparações, e cuidar um pouco dura a vida toda. Se gostaria de ter uma boa panela de paella em casa, aqui pode ver melhor e comprar.

Se gosta de arroz, vai adorar a nossa seleção de pratos de arroz, onde a tradição se mistura com a cozinha internacional, e vai descobrir novas formas de degustar este versátil ingrediente. Partimos de um clássico, arroz com frango, um dos mais simples e que todos os comensais costumam saborear, como é o caso do arroz com legumes ou da paella de legumes, e para quem procura algo requintado, arroz com sopa. lagosta, perfeita para ocasiões especiais.

Dos mariscos, com certeza o arroz preto com lulas e molho de aioli caseiro, que se faz com caldo de peixe, ou a clássica fideua e a nossa versão do Delta do Ebro, cujo caldo de peixe é a base de seu sabor. O mesmo acontece com o delicioso Caldero del Mar Menor, o arroz murciano a banda, um dos meus pratos favoritos de arroz.

 

Ingredientes para a receita de paella de frutos do mar (4 pessoas):

Arroz, 80 gramas por pessoa (aproximadamente um copo de vinho).

Peixe caseiro ou caldo de frutos do mar. Costuma-se adicionar o dobro da quantidade de arroz, então se usarmos 480 gramas de arroz para 6 pessoas, o caldo ficará praticamente 1 litro, e se você preferir um pouco de mel, melhor 1,2 litro. Se não tiver caldo caseiro, pode sempre usar tablete de caldo concentrado ou mesmo só água, não dá tanto sabor mas o arroz vai ficar delicioso.

8 camarões.

8 mexilhões.

1 choco de tamanho médio.

200 gr de amêijoas.

Um pouco de açafrão ou corante alimentar.

Para o sofrito (com essas quantidades você vai preparar o sofrito e terá para 2 pratos de arroz, então você usará apenas a metade e a outra metade poderá congelar para outra ocasião e assim economizar muito tempo):

1 pimenta vermelha

1 pimenta verde

1 cebola.

2 dentes de alho.

400 gr de tomate liquefeito, ou o equivalente a 2 tomates. Você deve descascá-los, descarná-los e ralar ou picar bem finamente.

1 colher de sopa de carne com pimenta chouriço.

1 folha de louro.

Azeite virgem extra e sal.

Preparação, passo a passo como fazer paella de frutos do mar:

Começamos preparando os legumes para o molho. Lave os pimentos e retire o pedúnculo, descasque a cebola e o alho e pique tudo muito bem. Para isso utilizamos a nossa picadora manual, com a qual conseguimos picar tudo em poucos segundos e sem chorar! Você também pode fazer isso com uma faca.

Leve a panela de paella de ferro ao fogo médio com azeite, o suficiente para cobrir o fundo, e quando estiver bem quente acrescente os legumes e um pouco de sal. Deixe cozinhar juntos por 15-20 minutos, até que comece a dourar ligeiramente. Mexa ocasionalmente.

 

Enquanto isso, vamos preparar os frutos do mar. Lave os camarões e deixe-os escorrer, e limpe bem os mexilhões com o auxílio de uma faca na parte externa. Lave os chocos, escorra-os e corte-os em pedaços, incluindo as pernas.

Coloque as amêijoas num recipiente com água e um pouco de sal, assim você vai fazer com que se abram um pouco e expulse a areia que houver antes de colocá-las no arroz.

Coloque o tomate e a carne do chouriço na frigideira, mexa tudo e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Lembre-se que este molho é bom para 2 pratos de arroz, por isso retire metade para um recipiente com tampa, e quando esfriar pode tapar e congelar novamente (você vai economizar muito tempo ao preparar sua próxima paella).

Quando chega a esse ponto. Já estar bem para ser usado

 

 

 

Coloque o caldo ou a água para aquecer em uma panela separada, de modo que quase ferva ao usá-lo.

Adicione os pedaços de choco à panela de paella com o molho e mexa por 5 minutos.

Junte o arroz e mexa por cerca de 2 minutos para absorver os sabores antes de adicionar o caldo

 

Despeje o caldo na panela de paella, bem como o açafrão ou corante alimentar, a folha de louro e as amêijoas. Mexa levemente a panela de paella para que tudo fique bem distribuído.

 

Quando começar a ferver, coloque os mexilhões e os camarões à superfície, baixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar cerca de 18-20 minutos, embora também possa ver as indicações do arroz que está a utilizar. E lembre-se, ele não é mais mexido, caso você consiga mexer um pouco a panela de paella no começo pegando-a pelas alças, mas nada mais.

Deixar um arroz no ponto exato é complicado, mas não impossível. Aqui está o truque que você deve ter em mente: se depois de cerca de 18-20 minutos provar o arroz e ver que está praticamente pronto mas ainda resta muito caldo, aumente a temperatura do fogo para que o líquido evapore rapidamente. Se, por outro lado, não sobrar líquido e o arroz ainda estiver um pouco cru, você não tem escolha a não ser adicionar água (ou mais caldo, se tiver), sempre quente ou quase fervendo. Para fazer em um plano expresso, você sempre pode aquecer no micro-ondas por um minuto e pronto (quero dizer o caldo extra ou água que você precisa, claro).

Deixe descansar por 5 ou 10 minutos, de preferência coberto com um pano de cozinha ou papel alumínio e sempre na própria panela de paella, para mantê-la aquecida.

Tempo: 1 hora

Dificuldade: média

 

 

Sirva e saboreie:

Este arroz, como toda paella, deve ser servido fresco e quente, após um breve descanso que leva de 5 a 10 minutos para assentar um pouco. O grão deve estar cozido, mas não cozido demais ou duro por dentro e o caldo deve ter sido absorvido, e o mais importante, o sabor será autêntico … escândalo!

 

Coloque a panela de paella no centro da mesa com um tripé por baixo e distribua o arroz pelos comensais, tentando servir-lhes o arroz e sua ração de frutos do mar. Não se esqueça de colocar na mesa fatias de pão para quem gosta de acompanhar arroz assim, e também limão, um costume muito murciano e também extensivo a outras áreas. Eu pessoalmente adoro com uma boa gota de limão 😛

 


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana